quinta-feira, 27 de novembro de 2008

FAFIPA e UEM

Já não é a primeira vez que a FAFIPA é palco de debates sobre incorporação à UEM ou transformação em Universidade e etc. De tempos em tempos ouvimos estas conversas nos corredores. Pena que nós alunos, os principais atingidos por qualquer mudança, ainda não tivemos a oportunidade de conhecer de perto os prós e os contras de qualquer mudança.

Há textos que correm pela Internet com argumentos a favor, em virtude da experiência docente, aponta três pilares básicos a favor da incorporação à UEM. São eles: Ensino, Pesquisa e Extensão. Coisas que todo aluno da FAFIPA sabe estar em falta em nossa instituição. Há professores que “fazem bico” na FAFIPA; As monografias não possuem o acompanhamento necessário e pesquisas não são incentivadas, afinal, não se tem laboratórios e chega-se até ao cúmulo de simplesmente queimar documentos, como ocorreu com algumas revistas antigas; Extensão então, ninguém sabe o que é isso.

Há outros textos que tenta expor uma opinião contrária, mas com uma série de argumentos ao vento e que parece sustentar-se apenas em um regionalismo exacerbado, como se Maringá fosse inimiga mortal de Paranavaí e Região (o “Região” é por minha conta, afinal, não sou paranavaiense e o autor do texto em momento algum parece se preocupar com o entorno de sua cidade). Não posso concordar com esta tese. Além disso, o texto aqui debatido cita Olavo de Carvalho, um sujeito sem a mínima credibilidade e que acredita que existe uma conspiração comunista prestes a tomar o poder na América Latina, veja se pode? Cita Lênin, ao meu ver, de forma equivocada, pois o revolucionário russo foi o que melhor entendeu a “filosofia da práxis”. Por fim, cita ainda Antonio Gramsci, pena que mais uma vez de forma equivocada, pois a “guerra de posições” (conquista da sociedade civil) caminha junto com a guerra de movimento” (conquista da sociedade política), uma vez que no Ocidente, ao contrário do Oriente, existe o “Estado Ampliado”. Mas talvez Ciência Política não seja o forte do autor do texto.

O argumento de que a UEM “roubaria” os melhores professores e aplicaria em Maringá as melhores pesquisas, é também sem fundamento e fica a impressão de que o autor tem medo de ver Maringá progredir e sua querida Paranavaí não. A impressão que dá é de que, na visão do autor, ele não quer ver sua cidade perder o status de pólo regional diante das demais cidadezinhas vizinhas.

Transformar a FAFIPA em extensão da UEM é sim fortalecer a instancia de ensino superior já existente por aqui. Ora, não trata-se de uma simples placa ou cabeçalho no diploma. É muito mais do que isso. Não sei se a maioria sabe, mas a UEM possui orçamento próprio, não precisa ficar choramingando migalhas junto ao governo estadual. Trazer novos cursos de graduação e pós-graduação seriam mais fáceis com a incorporação. Quem ganharia com isso, a população de Paranavaí e Região. Garanto que não seria a população ou os empresários de Maringá.

Clamo por uma discussão acadêmica, sem picuinhas e ciumeiras bairristas que nada contribuem para o encaminhamento do debate. Apresentem prós e contras, seria muito mais interessante. Discursos ideológicos fragmentados e que apelam para o “a minha cidade é melhor que a sua” ou então “a minha cidade deve se desenvolver e a sua não” ou ainda "a sua cidade vai roubar o que há de melhor na minha" levam a lugar algum, afinal de contas, penso que o progresso de Maringá é também o progresso de Paranavaí e Região. Chega de coronélismo!

Cássio Augusto S. A. Guilherme - Bacharel e Pós-Graduado em Direito pela UNIPAR/Paranavaí; Graduando e Pós-graduando em História pela FAFIPA.

3 comentários:

Anônimo disse...

o Cássio Augusto, parabéns pela suas colocações, o dito cidadão o qual voce se refiriu, é secretário do CODEP conselho do desenvolvimento de Paranavaí, é mole, se for funcionário deveria ser demitido emediatamente, já que o CODEP tem como missão envolver a siciedade para transformar as condições econômicas, sociais e políticas através de idéias e acões que promovam permanentemente a melhoria da qualidade de vida em Paranavaí. a atitude do secretário faz exatamente o contrário, ou CODEP mudo de missão..

Anônimo disse...

ótimo post!!!! Sou totalmente a favor da incorporação da Fafipa pela UEM. Os que sempre "mandaram" na Fafipa, estes sim, pouco ou quase nada fizeram para transformar a Fafipa numa verdadeira Universidade. A começar pelos cursos, com todo respeito, pouco dinâmicos, passando pelo nível dos professores e chegando ás instalações(muito ruins), quase tudo deve ser refeito na Fafipa. Acredito que, em se dependendo da iniciativa daqueles que mandam na Fafipa e de gente importante de Paranavaí(vulgo coronéis) a incorporação nunca vai acontecer. Em diversas ocasiões gente deste naipe, se proclamando defensores da cidade, acabaram enterrando a cidade na letargia atual, perdendo desenvolvimento para muitos outros municípios do Estado. Incorporação já pelos mesmos argumentos apresentados no seu post!!!

Anônimo disse...

ótimo texto! eu como aluno da fafipa, residente em paranavaí, sou totalmente de acordo!